O projeto
Em meio à tragédia da pandemia, com mortes, luto e o uso covarde do vírus como ferramenta para espoliar direitos, começaram a surgir diferentes formas de cura, que estavam lá nos territórios, ocultas nas memórias dos mais velhos. E da tristeza se fez a luz da resistência, a força da recriação do mundo. Em mensagem a um amigo Xavante que conseguiu se curar do vírus com cantos, rezas e raízes tradicionais, Ailton Krenak respondeu com o lindo poema que dá título a este projeto, escrito para que nunca esqueçamos, como ele nunca se deixa esquecer: “Pois nunca soube do bem/ Que das alturas o Céu contém”. Misturando notícias e sentimentos, Krenak escreveu o poema, produzindo arte, para não ficar imobilizado e em prantos. Um poema que traz o sonho, com luz e cores, diante de um momento tão triste.
Um Outro Céu parte do projeto de pesquisa em rede internacional chamado Desenvolvimento “Sustentável” e Atmosferas de Violências: Experiências de Defensores Ambientais, financiado pela Academia Britânica, que se materializou junto a outro projeto, Mapeamento das Violações aos Direitos Indígenas no Nordeste do Brasil, e a um plano de pesquisa emergencial para investigar os impactos da Covid-19 entre os povos indígenas – os dois últimos, financiados pela Universidade de Sussex, na Grã-Bretanha. Em um movimento interdisciplinar e em rede, partimos de três metodologias de investigação da ecologia política e das humanidades ambientais: relatos de experiências de defensores, cartografias de conflitos realizadas por pesquisadores e estudantes indígenas, e trabalhos de artistas indígenas sobre os efeitos da pandemia da Covid-19, associada aos conflitos ecológicos vivenciados pelas comunidades. O resultado é apresentado neste website, por meio do mapeamento e da exposição virtual, que se cruzam em Um Outro Céu, bem como junto da rede internacional Atmosferas de Violência.
Nesses territórios de arte e de guerra, emergem diferentes formas de resistência, narrativas, construções e reconstruções de mundos dilacerados pela conquista, pelo colonialismo e pelo capitalismo.
Reunimos aqui a complexidade das lutas indígenas contemporâneas: a arte e a guerra. O mapeamento foi realizado por pesquisadores indígenas e não indígenas associados ao projeto, sobretudo estudantes que integram três universidades da Bahia: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Este não é um mapeamento terminado, mas um processo em construção, continuado. A ideia é que o levantamento, em parceria dessa rede de universidades com o movimento indígena, continue a ocorrer, seja integrado por novas descrições de conflitos, atualizado; ao mesmo tempo, as descrições já realizadas podem ser aperfeiçoadas. Também se espera que o projeto se desenvolva com a visibilização não apenas das resistências indígenas, como é o caso agora, mas, sobretudo, daqueles que perpetram as violências e as invasões nos territórios e nas vidas indígenas.
Em conjunto com o mapeamento dos conflitos ecológicos, foram criadas obras por 15 artistas indígenas, além de um documentário, dirigido por dois cineastas indígenas, Graciela Guarani e Alexandre Pankararu. A arte que ilumina essa constelação foi criada pelo artista e designer Denilson Baniwa.
Por um outro horizonte de convívio das diferenças, novos mundos mais justos e igualitários, e um outro Céu suspenso nas alturas,
Coordenadores do projeto, Mary Menton (Universidade de Sussex), Felipe Milanez (IHAC/UFBA), Jurema Machado (CAHL/UFRB) e Felipe Tuxá (Opará/Uneb)
Créditos do projeto
Um Outro Céu / Another Sky
Universidade de Sussex; Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), Grupo de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Grupo de Pesquisas Memórias, Processos Identitários e Territorialidades no Recôncavo da Bahia (Mito); Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (Opará).
Projeto de pesquisa / Research project
Desenvolvimento “Sustentável” e Atmosferas de Violências: Experiências de Defensores Ambientais / “Sustainable” Development and Atmospheres of Violence: Experiences of Environmental Defenders
Coordenação: Mary Menton (Universidade de Sussex) e Felipe Milanez (UFBA)
Financiamento: Academia Britânica
Projeto de pesquisa / Research project
Mapeamento das Violações aos Direitos Indígenas no Nordeste do Brasil / Mapping Violations of Indigenous Peoples Rights in Northeastern Brazil
Coordenação: Mary Menton (Universidade de Sussex), Jurema Machado (UFRB), Felipe Milanez (UFBA) e Felipe Cruz Tuxá (Uneb)
Financiamento: UKRI-Research England GCRF/Universidade de Sussex
Execução / Project implementation
Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex)
Artistas premiades / Awarded artists
Arissana Pataxó (Bahia)
Eduarda Yacunã Tuxá (Bahia)
Glicéria Tupinambá (Bahia)
Olinda Yawar Tupinambá (Bahia)
Edivan Fulni-ô (Pernambuco)
Leide Pankararu (Pernambuco)
Lindaura Xukuru-Kariri (Pernambuco/Alagoas)
Ziel Karapotó (Alagoas)
Benício Pitaguari (Ceará)
Reginaldo Kanindé (Ceará)
Arawi Suruí (Pará)
Irekran Kayapó (Pará)
Kryt Gavião Akrãtikatejê (Pará)
Isael Maxakali (Minas Gerais)
Prêmio especial / Special award
Ailton Krenak, Minas Gerais. Autor do poema Um Outro Céu / Author of the poem Another Sky
Comitê científico de indicação dos artistas / Scientific committee for selection of artists
Mary Menton, Jurema Machado, Felipe Milanez, Felipe Cruz Tuxá, Denilson Baniwa, Cristiane Pankararu, Alexandre Pankararu, Graciela Guarani, Paola Barreto, Naurinete Reis
Bolsistas / Student interns
– Antonia Santos Kanindé/UFRB
– Aparecido França Kiriri/Uneb
– Daniela Araújo Jenipapo-Kanindé/UFRB
– Flávia Correia Xakriabá/UFRB
– Joana Darc de Souza Tuxá/Uneb
– Raquel Alves Jenipapo-Kanindé/UFRB
– Rutian dos Santos Pataxó/UFBA
– Sheila Araújo Kantaruré/Uneb
– Tatiane Otavia de Jesus Kiriri/Uneb
– Wiliane dos Santos Pankararu/UFBA
Pesquisadores colaboradores/ Collaborating researchers
– Cristiane Pankararu/Apoinme e MN-UFRJ
– Daniel Pataxó/UFBA
– Daniela Alarcon/MN-UFRJ
– Eric de Belém Oliveira/Coletivo Consciência Negra em Movimento e N’Umbuntu/Unifesspa
-Fabricio Lyrio Santos/URFB
– Iuri Gomes Jenipapo-Kanindé/UFRB
– Júlia Mota/UFBA
– Lara Erendina/Nepe-UFPE
– Maial Paiakan/Pesquisadora Kayapó
– Rute Anacé/Mito-UFRB
– Mika Peck/Universidade de Sussex
– Fran Lambrick/Not1More
Pesquisa cartográfica / Cartographic research
– Lara Erendina
– Cristiane Pankararu
Designer
Denilson Baniwa
Programador / Programmer
Pedro Moraes
Tradução / Translation
Jeffrey Hoff (inglês)
Nathalie Pavelic (francês)
Preparação editorial / Editor
Daniela Alarcon
Agradecimentos / Acknowledgements
Adan Gonçalves, Adriano Jerozolimsky, Ailton Krenak, Amanda Krenak, Amaury Bepnhoti Kayapó, Ana Paula Lima, Antônia Flechiá Tuxá, Antonio Ruibaldo, Nira Silva, Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Associação das Mulheres Indígenas do Ceará (Amice), Associação Floresta Protegida, Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí), Cacique Babau Tupinambá, Cacique Miguel Tumbalalá, Camilo da Costa Soares, Cacique Domingos Xakriabá, Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), Comissão Pastoral da Terra (CPT/Itabuna), Conselho Indigenista Missionário (Cimi/Itabuna), Dinamam Tuxá, Equipe do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, Evandro Medeiros(Unifesspa), Fábio Titiah, Fabrício Lyrio Santos(UFRB), Fabrício Titiah, Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince), Jerry Matalawê, José Augusto Guga Sampaio, Júnior Tuxá, Kãhu Pataxó, Katia Silene Gavião Akrãtikatêjê, Lucia Sá, Luiz Marques, Magnólia Tupinambá, Maria da Glória de Jesus Tupinambá, Maria Rosário de Carvalho, Messias Bandeira, Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), Naine Terena, Nenzinho Gavião Akrãtikatêjê, Not1More, O-e Paiakan, Seu Lírio Tupinambá (Rosemiro Ferreira da Silva), Pedro Vieira Cruz, Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (Pineb-UFBA), Rede de Apoio Mútuo aos Povos Indígenas do Sudeste do Pará, Sandro Tuxá, Sheila Brasileiro, Sonia Guajajara, Takaktyx Kayapó, Tania Paiakan, Tayra Tuxá, Uhitwê Pataxó, Valdemar Xakriabá, Valdinho Xavier dos Santos Xakriabá (in memoriam), Winuhu Suruí.